Proposta Pedagógica

IMG_20150610_083620108A mudança em uma sociedade se faz por meio do conhecimento de si e do outro. E como a contemporaneidade exige uma consciência crítica e o ser crítico tem o pensamento elevado, nossa Proposta Pedagógica se baseia numa educação ativa, fundamentada em princípios nos quais a criança e o jovem tenham condições de se enxergarem como seres socialmente ativos. Dentro dessa pedagogia trabalhamos os diversos aspectos valorativos, como a responsabilidade, a afetividade, o respeito, a auto estima e a iniciativa, com foco no desenvolvimento humano do nosso aluno.

Nós educadores tomamos como tarefa desenvolver em nós mesmos estas qualidades, refletindo nossa prática na busca de rever e ressignificar os conteúdos, as estratégias, a organização da sala de aula, a relevância dos temas abordados, os recursos didáticos adotados, refletir e decidir como diminuir o vazio que se estabelece entre o conteúdo ensinado e as exigências da vida moderna para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens.

Educação Infantil

O Colégio oferece os quatro anos de ensino na Educação Infantil: Maternal II, Maternal III, 1º Período e 2º Período. Em ambientes exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida.

O trabalho pedagógico desenvolve-se em dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo.

A Formação Pessoal e Social tem como eixo de trabalho Identidade e Autonomia, relacionados às dimensões intra e interpessoal do espectro de competências de Gardner e ao desenvolvimento moral de Piaget.

Os eixos que norteiam o Conhecimento de Mundo: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes Visuais, Música, Movimento, Natureza e Sociedade, relacionados às seguintes dimensões do espectro de competência: Lógico – Matemática, Linguística e Musical, Espacial e Corporal.

Ensino Fundamental

Adota a metodologia sócio construtivista, que privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e a sua inserção no ambiente social, utilizando para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados na sua contextualização.

A articulação entre conceitos, procedimento e atitudes forma o alicerce sobre o qual se constrói o currículo de Ensino  Fundamental.

Concebemos a aprendizagem escolar como resultado desejável de um processo explicito e intencional. A escola é o lugar, por excelência, onde ocorrem os processo de ensino e de aprendizagem, cujos objetivos são alcançados por meio de processos de intervenção.

Acreditamos que o conhecimento seja a “grande categoria” do processo educacional, visto como instrumento de construção da cidadania e de transformação da realidade.

Ensino Médio

Na adolescência, estruturas mentais amadurecem e as habilidades que continuam em desenvolvimento, para serem posteriormente, aplicadas como competências, assumem o papel de abrir novos horizontes na caminhada cognitiva, afetiva e social.

No Ensino Médio o grande desafio é despertar em todos os alunos, sejam suas características as mais diversas, o interesse de aprender, o prazer da descoberta, a superação das limitações e o aprimoramento das habilidades.

A utilização de inúmeros recursos possibilita uma chance maior para que os alunos interajam com o assunto estudado, já que levamos em consideração os diferentes estilos de aprendizagem.

Com isso, oferecemos um ensino que atende as exigências universitárias, pra um ingresso com excelência nos conteúdos e a formação do nosso aluno como pessoa, futuro profissional, competente e responsável para o exercício da cidadania e da vida cotidiana em sociedade.

Avaliação

Ver o aluno de maneira integrada, criar situações significativas de aprendizagem, dinamizar pratica pedagógica e desenvolver competências são alguns dos desafios que compõe uma nova perspectiva educacional.

Esse paradigma exige uma nova compreensão da avaliação. Ela é inserida na prática pedagógica reflexiva e transformadora; assumindo um papel formativo e regulador que pressupõe a observação metódica dos alunos, o que leva a uma compreensão mais global do processo de aprendizagem, de modo a ajustar de maneira sistêmica e individualizada as ações pedagógicas na expectativa de otimizar as aprendizagens.