Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho, fazei dar frutos o labor de nossas mãos! (Sl 89,17)
A Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, querida por Deus e concretizada na história pelo “Coração de Fogo e Vontade de Ferro” de Madre Maria de Jesus e de seu profundo desejo de ser Missionária Educadora e Evangelizadora, tem como inspiração e fonte de sua espiritualidade, Nossa Senhora das Dores, de pé junto à Cruz, vivenciando as virtudes da simplicidade, humildade, caridade, zelo e acolhimento.
No coração da Fundadora, a chama da Fé iluminava a audácia de correr o risco. Muitos foram os desafios, mas maior foi sua coragem e confiança em Deus! Apaixonada e zelosa pela Educação, a esta missão Madre Maria de Jesus dedicou toda a vida.
Fiéis ao Carisma da Fundadora, as Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, presentes no Colégio São José, há 70 anos realizam a missão que o Senhor lhes confiou: educar gerações vencedoras na cidade de Formosa! Desde as primeiras Missionárias que vieram a pedido do Arcebispo de Goiás, D. Emanuel Gomes de Oliveira, cada traço desta história é gravada no coração do Pai.
É bom olhar a linha do tempo e perceber os sinais de vida, também as luzes e sombras, tendo a certeza de que bondade do Senhor repousou sobre elas, conduziu e fecundou o trabalho de suas mãos e continua impelindo, motivando e sustentando-as a cada dia.
Estes 70 anos de missão foram sustentados pela graça de Deus e a colaboração de tantas pessoas amigas, que ajudaram a escrever tão bela história. A realidade de hoje clama pelo exercício da formação integral de crianças, adolescentes e jovens através de uma educação transformadora e de qualidade fundamentada em valores humano-cristãos, para que sejam protagonistas de sua história e comprometidos com a transformação da sociedade em que vivem.
Hoje, o sonho missionário continua, enraizado nos sólidos ensinamentos e testemunhos de sua Fundadora e a Congregação segue, produzindo frutos abundantes para o Reino, contribuindo para que o amor e a misericórdia se espalhem por toda a terra.
Que venham outros 70 anos, e em cada um deles, possam louvar ao Senhor pela resposta concreta ao apelo do Espirito de Deus, assumindo o Carisma Clarificado e comprometendo-se com a defesa da vida da Juventude crucificada carente de educação integral e evangelização.