Informações

O Colégio São José sempre primou pela construção da aprendizagem sólida e significativa e de uma educação transformadora e de qualidade, oferecendo aulas, projetos e atividades extra-curriculares que visam à construção de um repertório rico, de conhecimentos vivos, transformados em competências pessoais de forma que os educandos adquiram um saber sólido em todas as áreas acadêmicas.

O ambiente escolar favorece o respeito, a solidariedade e a construção de valores que resultam em atitudes éticas no âmbito das relações interpessoais e no convívio pessoal, onde o aluno é preparado para ser capaz de lidar com os desafios futuros, cultivar o respeito e a partilha, valorizar a confiança, a verdade e a equidade social, alimentar a vivência dos valores humano-cristãos e ser protagonista da sua história e comprometido com a transformação da sociedade em que vive.

Os livros da Coleção Pitágoras têm como referência uma proposta pedagógica amplamente testada que além de contemplar os conteúdos previstos nos programas de vestibulares e do ENEM, apresentam consistência teórica, abordagem diversificada, contextualização e problematização dos temas tratados. Os conteúdos dialogam de forma simples e direta com o aluno, resgatando conceitos aprendidos e despertando ainda mais sua curiosidade e vontade de aprender, evidenciando o trabalho do professor como mediador e do aluno como agente de sua aprendizagem.

A atuação da coordenação é pautada no diálogo, preferindo a orientação à advertência e a advertência à suspensão. Os professores são habilitados e formados em sua área de atuação. Estão em constante aperfeiçoamento, participando de cursos de qualificação, congressos e treinamentos que têm como objetivos: aperfeiçoar a prática pedagógica, a atualização de conhecimentos e  métodos e a articulação de novos saberes na construção da docência.

A estrutura do trabalho pedagógico realizado no Ensino Médio é fundamentada em quatro objetivos:

– A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento do estudo;

– A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

– O aprimoramento do educando, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

– A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.